Contato

Entre em contato conosco!!!

captcha

MENDES GOBBI ECO DESIGN
Skype: mgecodesign
+55 48 99972.5177
ecodesign@mendesgobbi.com.br
fechar

Trabalhe conosco

captcha

MENDES GOBBI ECO DESIGN
Skype: mgecodesign
+55 48 99972.5177
ecodesign@mendesgobbi.com.br
fechar

IDEIAS E SOLUÇÕES PARA
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL.

Blog

Lixeira Viva | Modelo a ser seguido com mudança de hábitos

Publicado em 05/03/2012 por

Dia 10 está chegando!!! Venham conhecer o Eduardo e saber como podemos cuidar da Terra fazendo a Oficina “Agricultura Doméstica e Compostagem”.

Como havíamos prometido, este post explicará melhor pra vocês sobre a Lixeira Viva.

No contexto atual do mundo, o lixo tornou-se um dos maiores problemas da humanidade. Por isso, é inevitável que tenhamos consciência sobre a responsabilidade de cada indivíduo agir com urgência para preservar o meio em que vive. Exemplos não faltam. Na viagem da Arq. Maria Lúcia à Curitiba [veja publicação aqui] onde entrou em contato com amigos que levaram-na a conhecer as atividades de Eduardo Feniman, responsável pelo projeto “Lixeira Viva”, desenvolvido desde 2006 pelo Centro de Pesquisa em Agricultura e Pecuária Urbana na Associação Casa da Videira.

Sequência dos procedimentos iniciais da Composteira Viva

Sequência dos procedimentos iniciais da Composteira Viva

Adubo inodoro – A ideia da “Lixeira Viva” implica que cada pessoa se responsabilize pelo processamento do seu próprio lixo orgânico, podendo reduzir o impacto que os grandes aterros sanitários causam na natureza e permita ainda transformar algo extremamente ruim (o lixo) em algo bom (o adubo). Como informa o blog sobre o assunto, cuidar do lixo urbano tem sido um dos maiores desafios das grandes cidades e “tudo o que é grande se torna complicado de resolver”. Na visão da arquiteta, cuidar do próprio lixo significa dar sustentabilidade em nível doméstico para preservar a saúde de todos, contribuindo para o equilíbrio do Planeta. Bem diferente do que podemos imaginar, o adubo gerado por este modelo de  compostagem, gera um adubo inodoro. A “Lixeira Viva” trabalha com  compostagem em caixas fechadas, incentivando o manejo responsável do lixo doméstico, utilizando sistemas de vermicompostagem para transformar o lixo orgânico em fertilizante.

Arq. Maria Lúcia mexendo na sua 'lixeira viva'

Arq. Maria Lúcia mexendo na sua ‘lixeira viva’

Para a próxima Oficina “Agricultura Doméstica e Compostagem” que realizaremos neste sábado, dia 10 de março de 2012 na Cachoeira do Bom Jesus, convidamos Eduardo Feniman e vamos trabalhar este tema numa atividade de 04 horas iniciando no período vespertino, com um investimento de R$ 50,00 por pessoa. Iremos avaliar o funcionamento do ciclo de vida dos alimentos e como poderemos interagir no nosso dia a dia, utilizando ideias básicas da “Lixeira Viva”. Com a prática atual, a ação humana gera lixo que não retorna ao seu ciclo natural. Vamos então aprender como aproveitar o nosso lixo diário, composta-lo, transformando um grande Problema em uma grande Solução, gerando impacto na vida de outras pessoas. Junto a esse trabalho vamos dar detalhes do movimento “Do meu Lixo Cuido Eu” que começou em Curitiba e está se expandindo por diversas praças do país.

Para maiores detalhes, veja informações no vídeo abaixo:

_

UPDATE!!!
Foto fresquinha! Tirada no dia 24 de junho de 2012.

Lixeira viva em uso

Lixeira viva em uso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


© 2014 Mendes Gobbi Eco Design. Todos os direitos reservados.