Contato

Venha nos fazer uma visita!!!

captcha

MENDES GOBBI ECO DESIGN
Rua Bento Gonçalves, 183. Sala 703
(Centro Executivo Pedro Xavier)
Centro | Florianópolis | SC | Brasil
Skype: mgecodesign
+55 48 3364.5177 | 9972.5177
ecodesign@mendesgobbi.com.br
Veja nossa localização no mapa:

fechar

Trabalhe conosco

captcha

MENDES GOBBI ECO DESIGN
Rua Bento Gonçalves, 183. Sala 703
(Centro Executivo Pedro Xavier)
Centro | Florianópolis | SC | Brasil
Skype: mgecodesign
+55 48 3364.5177 | 9972.5177
ecodesign@mendesgobbi.com.br
Veja nossa localização no mapa:

fechar

Blog

  • Sustentabilidade: entenda seus conceitos

    Publicado em 12/11/2018 por | Nenhum comentário

     

    O homem vem poluindo a Terra e explorando suas reservas naturais de uma forma devastadora. Atualmente cresce uma corrente com ênfase em obras ambientalmente com um menor impacto possível no meio ambiente: a sustentabilidade.

    E o que envolve esse conceito tanto usado atualmente? Confira de forma sucinta o que abrange:

    Sustentabilidade social: significa uma boa distribuição de renda e bens, fazendo com que haja uma redução do distanciamento e as discrepâncias entre as camadas sociais. Uma maior igualdade, onde todos possuem as mesmas oportunidades, cabendo ao indivíduo desenvolve-las

    Sustentabilidade cultural: valorização da cultura local, admitindo soluções que contemplem as especificidades locais

    Sustentabilidade econômica: geração de trabalho e renda para a população, utilização de recursos e mão de obra local e com isso uma otimização e menor gasto de transporte

    Sustentabilidade ambiental: consiste na preservação e conservação dos recursos naturais, tais como hídricos, de matas nativas e ciliares, além da fauna e flora

    Sustentabilidade política: a participação do cidadão no que envolve a decisões com relação a cidade e proporcionar o exercício da cidadania

    Sustentabilidade corporativa: maneira de conduzir a empresa alicerçado nos três pilares social, econômico e ambiental. Promover equilíbrio por toda a cadeia que envolve o negócio e se reinventar constantemente, trabalhando de forma colaborativa.

     

    A adoção de ações sustentáveis garante um planeta com boa qualidade de vida, não só para nós como para as gerações futuras. E você, como está conseguindo aplicar essa prática no dia a dia?

     


  • Coletores solares x painéis fotovoltaicos

    Publicado em 15/10/2018 por | Nenhum comentário

    Coletores solares x painéis fotovoltaicos

    Imagem por @rgiaretta

    O sol está presente a maior parte do ano no Brasil, mas porque não aproveitarmos essa fonte de energia melhor?  Uma fonte de energia renovável que ainda não é amplamente utilizada. Uma dúvida que surge para as pessoas: qual a diferença entre coletor solar e o painel fotovoltaica? Nesse artigo vamos apontar as características gerais de cada um e sua melhor aplicação dentro de um projeto arquitetônico. Enquanto o painel fotovoltaico converte energia solar em energia elétrica, os coletores solares transformam o calor em energia térmica.

    Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica para o funcionamento de aparelhos eletrônicos, geladeiras, entre outros.  Eles requerem tecnologia de ponta para produção, sendo assim acabam se tornando mais caros.

    Já o coletor solar é mais simples, sua instalação é mais fácil que a do painel fotovoltaico e ele é muito utilizado no aquecimento de chuveiros e piscinas (alguns dos maiores responsáveis pelo grande consumo de energia elétrica em residências). Ele funciona da seguinte maneira: a água fria passa pelos canos que estão dentro dos coletores; esses canos e o fundo retêm o calor proveniente do sol. O vidro que cobre o dispositivo auxilia no aquecimento dos componentes, fazendo com que a água esquente sem necessidade de uso da energia elétrica. Isso gera uma economia de até 80% na conta da luz!

    Dica importante: Orientação solar dos equipamentos

    Para uma melhor utilização dos painéis, por estarmos no hemisfério sul, a melhor orientação solar é voltado para o norte.

     

    Gostou do artigo? SIga a MG EcoDesgin nas mídias sociais para mais dicas no mundo por uma arquitetura + sustentável  

    Instagram @mgecodesign

    facebook.com/mgecodesign/


  • Exposição “Por uma Arquitetura Sustentável”

    Publicado em 05/09/2016 por | Nenhum comentário

    E a abertura oficial da Exposição “Por uma Arquitetura Sustentável” com a coleção de 20 obras da Arquiteta&Urbanista [e também artista plástica] Maria Lúcia Mendes Gobbi acontece HOJE, dia 05 de Setembro de 2016 (2ª feira), no Espaço Cultural Governador Celso Ramos | BRDE – no Centro de Fpolis/SC.
    A visitação será de 06 a 29 de Setembro, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira.

    convite-08-2016_virtual

    Venham prestigiar!!!


  • Evento | feliZcidade | Participe!

    Publicado em 03/08/2016 por | Nenhum comentário

    Como você quer a nossa cidade?

    Estamos envolvidos e muito felizes com a organização deste evento que promete ser tudo de bom! 🙂
    Pensar em uma “cidade feliz” e em “feliZcidade” é pensar num ser humano mais feliz, agindo e contribuindo (com muito amor no coração) para um mundo melhor.
    Toda a programação está ótima, mas lembrando que nosso querido amigo Arq. Deloan M. Perini estará aqui conosco para um “talk show” no dia 13 às 10h3min.

    Participe conosco!!! [de 11 a 27 de Agosto de 2016]

    É só aparecer [evento gratuito, aberto ao público e sem confirmação].
    * Preste atenção na programação pois terão atividades em diversos locais!

    Foto 09-08-16 20 11 34

    _
    UPDATE!

    E o evento foi um sucesso! Maravilhoso!
    Confiram abaixo o registro desta linda manhã:

    Foto 13-08-16 21 26 11


  • VilaNova Artigas | Happy Hour Asbea/SC na Saccaro

    Publicado em 10/07/2016 por | Nenhum comentário

    No dia 31 de Maio deste ano aconteceu um evento super especial e patrocinado pela Saccaro [aqui de Fpolis] que contou com a exibição do Documentário sobre Vilanova Artigas, Lançamento do Livro escrito por Rosa Artigas [historiadora e filha do arquiteto] e roda de conversa.
    Nossos agradecimentos aos criadores deste evento tão especial para nós arquitetos e designers. Graças a oportunidade da vinda de sua filha Rosa Artigas, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto as particularidades da vida deste Grande Mestre da Arquitetura Brasileira: João Batista Vilanova Artigas.

    Veja mais »


  • Encerramento 2015 AsBEA/SC [Pátio Food Truck and Beer]

    Publicado em 07/12/2015 por | Nenhum comentário

    A confraternização de final de ano da AsBEA/SC [sábado – dia 28/11/15] este ano foi muito legal! O entorno da loja Abito se tornou literalmente um “pátio/feira” onde havia uma variedade de food truck’s e beer’s e cada um ao chegar ganhava sua caneca [em vidro! Um \Viva/ a sustentabilidade!!!].
    Um dos motivos para maiores comemorações foram os “10 anos da Fundação da AsBEA/SC“, do qual fizemos parte e ficamos muito felizes com a homenagem e o crescente sucesso da associação.

    E que venha 2016 com mais e mais celebrações!


  • Tribo indígena participa da Exposição “Filhos da Natureza”

    Publicado em 05/10/2015 por | Nenhum comentário

    E o evento no Museu do TJSC foi muito legal, como um todo. Tivemos além da exposição, o coral infantil “Tape Mirim” indígena com a fala da Cacique Eunice Antunes [Aldeia Guarani do Morro dos Cavalos em Biguaçu/SC] e também a Palestra do Professor Marcos Karai Moreira que nos explicou de uma forma muito simples e linda que “A noção de território não tem limites para o povo Guarani”.

    Veja mais »


  • Exposição Filhos da Natureza no Museu do Judiciário

    Publicado em 15/09/2015 por | Nenhum comentário

    E na quarta-feira passada (dia 09/09) tivemos a abertura da Exposição “Museus e Memórias Indígenas” no Tribunal de Justiça de Santa Catarina que participa da Programação da “9ª Primavera de Museus” que está acontecendo em todo o país.
    Além das obras da Artista Maria Lúcia Mendes Gobbi já conhecidas da Exposição “Filhos da Natureza”, ela produziu mais dois (02) desenhos [grafite e giz pastel s/ papel] que estarão expostos na mostra juntamente com fotos, objetos e artefatos produzidos pela tribo guarani.

    Foto: Gustavo Falluh

    Foto: Gustavo Falluh

    A exibição estará aberta ao público até o dia 30 de setembro (quarta-feira), na sala de exposições no Hall Superior do Tribunal de Justiça, no Anexo da Torre 1. Endereço: Rua Álvaro Millen da Silveira, n. 208 – Centro – Fpolis/SC – 88020-901

    * Lembrando que no dia 25/9 (sexta-feira), às 13h, haverá a Apresentação do Coral de Crianças Indígenas com a presença do Cacique da Aldeia do Morro dos Cavalos, seguida de Palestra do Professor Marcos Karai Moreira, sob o tema “A Visão Guarani sobre o território”.

    Compareçam! Prestigiem! É lindo! A valorização e a reflexão da memória e da história dos índios também faz parte da nossa!!! Somos todos iguais!

    Veja mais »



Página 1 de 1312345...10...Última »
© 2014 Mendes Gobbi Eco Design. Todos os direitos reservados.